Powered By Blogger

domingo, 20 de março de 2011

ITAIPU BINACIONAL

4º Dia

Dia 17 de março de 2011

Foto: Laércio

                           Hoje conhecemos uma das maravilhas da engenharia civil, a Itaipu Binacional, uma visita com a visão panorâmica da barragem e ao seu  interior.  As primeiras máquinas do futuro canteiro dessa obra chegaram em 1974.

                           Monitoras bilíngües nos encaminha a uma sala especial, onde foi exibido um filme do inicio ao fim da construção dessa obra maravilhosa, um consorcio entre o Brasil e o Paraguai.   


Foto: Laércio

                         Também conhecemos o painel de azulejos do artista plástico paranaense Poty Lazzarotto em que é retratada cena da época da construção de Itaipu.


Foto: Olivio


                         Uma parada no alto da barragem onde estão localizadas as comportas de captação de água, descortina-se o imenso reservatório da usina.


Foto: Laércio
 

Foto: Laercio


                           Tivemos a sorte do vertedouro da barragem estar aberto, e a visão é simplesmente maravilhosa.


Foto: Sonia




Foto: Aparecida
 

Foto: Laercio
 

Foto: Olivio
 

Foto: Olivio


Foto: Laercio




Video: Laércio


                            No interior podemos ver a arquitetura côncava, semelhante à de uma catedral, e os grandes dutos por onde escoam 700 mil litros de água por segundo, em cada um deles,  em numero de 20.  No pico da construção da barragem, Itaipu mobilizou diretamente cerca de 40 mil trabalhadores no canteiro de obras e nos escritórios de apoio no Brasil e no Paraguai.

Foto: Laercio

Foto: Sonia


Foto: Olivio

Foto: Laércio

                            Por elevadores fomos conduzidos à sala  onde técnicos dos dois paises, em duplicidade controlam a operação da usina por meio de computadores.

Foto: Laércio


Foto: Laércio

                          Pudemos também observar o pavilhão superior das cabeças das turbinas.  
Foto: Olivio

                           Em outro edifício foi nos dada a oportunidade de ver as turbinas.


Foto: Laercio



Foto: Olivio

                           Outra Grande Oportunidade, foi ver a turbina de nº 14 em pleno funcionamento.




                           Em 5 de novembro de 1982, os presidentes do Brasil, João Figueiredo, e do Paraguai, Alfredo Stroessner, acionaram o botão que levanta automaticamente as 14 comportas do vertedouro, liberando a água represada do Rio Paraná e, assim, oficialmente inauguraram a maior hidrelétrica do mundo, após mais de 50 mil horas de trabalho.

                                                           Foto: Gazeta do Povo

“A Usina possui uma potencia Instalada de 14.000 MW em 10 unidades geradores de 700 MW de 50 Hz (freqüência da rede elétrica paraguaia)  e 10 unidades geradoras de 700 MW de 60Hz (freqüência da rede elétrica brasileira). Ela e responsável por 95% da energia consumida no Paraguai e de 24% de toda demanda elétrica do mercado brasileiro” (Fonte Itaipu Binacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário